Em muitos lugares, porquê na Itália, a ponta é opcional: Seria respeitado por quem deveria recebê -lo, mas é deixado para o bom coração daqueles que escolhem – ou não – para deixá -lo. Em países porquê os Estados Unidos, por outro lado, obrigatório: Para um serviço no restaurante la la A porcentagem fixa da ponta é de pelo menos 20%. No Japão, pelo contrário, a ponta é considerada uma ofensa, porque acredita -se que oferecer um serviço perfeito seja um obrigação. Mas o que as regras não escritas de boa ensino dizem sobre esse rotina idoso?
Qual é a origem do termo “dica”
A ponta, de indumento, já era generalizada nos tribunais nobres. O termo seria de derivação francesa e, em pessoal, se originaria de termo “manches”, ou “mangas“Se ele assumiu o significado que tem hoje, é porque uma vez que a servidão nas habitações dos ricos era paga somente com comida, disposição e roupas: os extras concedidos eram precisamente pelas mangas sobressalentes quando estavam arruinadas demais.
O que a etiqueta diz
«Ao mesmo tempo, a dica também era a soma do moeda que um convidado deixou para o pessoal do serviço que havia editado sua estadia na mansão transcendente de plantão: uma maneira de agradecer»Samuele Briatore, presidente doAcademia italiana de Galatocoordenador do Mestre em eventos cerimoniais, de etiqueta e institucional na Universidade de La Sapienza de Roma e responsável de vários livros sobre o tema, o último dos quais é O teatro de luxo (Marsilio). «A etiqueta não fala disso em profundidade também porque – não vamos olvidar – foi escrita por pessoas ricas. Mas Há De qualquer forma Indicações muito claras».
Clubfoto / Getty Images
Onde é obrigatório deixar a dica
A primeira indicação é que o muito Ensino – e siso generalidade – exige que você agradeça, mesmo com uma dica, quando você se sente tratado particularmente muito. “Não vamos olvidar que a equipe de um restaurante ou um hotel é paga para prestar um serviço, não por extras que possam deleitar o cliente”, observa Biatore. Outro caso em que é uma boa prática deixar a dica é quando você pede comida (ou outra) com a entrega: «Os pilotos têm um insignificante e não raramente ganham, eles fazem muita maneira de nos levar o que pedimos, mesmo com chuva ou insensível. Eles devem ser ajudados e recompensados»Lembre -se do técnico (também).
Quando dar a dica
Outra indicação é que, se você pretende deixar sua dica, é bom considerar o contexto. «Se você está muito em um restaurante, se você estimar o serviço de maneira positiva, não é somente porque o garçom foi gentil, mas porque o restaurante está limpo, porque os pratos brilham, porque a atmosfera é aprazível. Devido a esta, deixar uma dica somente no garçom significa recompensar somente uma segmento. É por isso que acredito que é correto deixar minha gorjeta no caixa, apontando para distribuí -lo a todos os funcionários, ou uma dica “dupla”: uma para o garçom e a outra para a equipe. O mesmo que eu faria nos hotéis “, observa o presidente da Liceu Italiana de Galato.
Porquê dar gorjeta
Outra coisa certa é que a ponta se deixa muito discretamente. “Nunca faça o gesto para pegar o moeda e colocá -los nos bolsos da pessoa que você deseja deixar a dica»Diz Briatore. Porquê fazer isso, portanto? «No caso de um hotel, por exemplo, você pode deixar sua mão para a equipe de limpeza em um envelope na mesa da mesa, ainda melhor se com uma nota manuscrita na qual agradece o serviço. No restaurante, por outro lado, a ponta sai sobre a mesa para o garçom e, no caso do resto da equipe. Outrossim, se somos particularmente gratos ao serviço, não devemos olvidar que a melhor maneira de recompensar aqueles que nos serviram é sublinhar seu profissionalismo com o proprietário ».
Quanto trespassar?
A regra (sempre não escrita) também diz quanto deixar a dica: “EUl 15% para o restaurante de hotel e pelo menos 20% para um piloto. Você não chega à figura? Melhor deixar pouco do que zero»Conclui Briatore.